domingo, 9 de outubro de 2011

TESTE DO ROCKPORT

Também conhecido como teste de caminhada de 1 milha.
Objetivo: determinação do VO2 máximo em indivíduos com baixa aptidão física.

Procedimentos: Antes do início do teste coleta-se o peso corporal do avaliado. Após um aquecimento, o avaliado irá caminhar o mais rápido possível a distância de uma milha (1.609 metros). Ao final do percurso afere-se a frequência cardíaca e o tempo gasto para completar o percurso.
A determinação do VO2 máx é feita a partir da seguinte equação:
VO2 max = 132,6 – (0,17 x PC) – (0,39 x idade) + (6,31 x S) – (3,27 x T) – (0,156 x FC)
Sendo:
PC: peso corporal; S: Sexo (0: feminino, 1: sexo masculino), T: tempo em minutos; FC: frequência cardíaca.

Materiais e instalações: balança, cronômetro, monitor cardíaco, pista de atletismo ou terreno plano, sem muitas curvas e com a distância definida.

Análise

Análise do resultado é comparando-a com os resultados dos testes anteriores. Espera-se que com o treinamento adequado entre cada teste, haja melhoria nos resultados.

População-alvo: Homens e mulheres de baixa aptidão física e de todas as idades.

Vantagens: Teste de fácil aplicação. Utilização de poucos equipamentos e equipamentos de baixo custo. Pode ser auto administrado e permite a avaliação de um número grande de pessoas ao mesmo tempo.

Desvantagens: Não se aplica a pessoas com alto nível de condicionamento físico. Um bom desempenho no teste depende da capacidade de estimulação e do nível de motivação do avaliado.


Referências bibliográficas:
BMSC. Rockport Fitness Walking Test. BrianMac Sports Coach. Disponível em: http://www.brianmac.co.uk/rockport.htm
Kline G, Porcari J, Hintermeister R, Freedson P, Ward A, McCarron R, Ross J, Rippe J. Estimation of vo2max from a 1-mile track walk, gender, age, and body weight. Med Sci Sport Exerc 1987;19:253-59.
McSwegin P, Plowman S, Wolff G, Guttenberg G. The validity of a one-mile walk test for high school age individuals. Measurement in Physical Education and Exercise Science 1998;2:47-63.
Nieman D. C.. Exercise Testing and Prescription: A Health-Related Approach (4ª Ed.). Mountain View, CA: Mayfield Publishing Company, 1999, pp 90.
TSN. Rockport Walk Test. Topend Sports Network. Disponível em: http://www.topendsports.com/testing/tests/rockport.htm
Educacion Fisica Adaptada. Test de Rockport. Disponível em: http://testfisicos.galeon.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário